MINHAS TRÊS PARTES

Sou uma pessoa dividida em três partes. Os matemáticos diriam que sou um homem divisível por 3. Os antropólogos diriam que sou três formas da minha humanidade. A trigonometria me chamaria de triângulo. Eu sou três de mim. Sou 3 em 1.

Quando você olhar pra mim, terás a chance de ver 3 pessoas, mas com certeza irá enxergar apenas uma. Terás a oportunidade de conhecer 3 de mim, mas bem provável que irás concentrar a tua visão em uma só.

Uma parte de mim não vai mudar, por mais que outros queiram, nunca irei mudar essa primeira parte. A segunda parte de mim muda a todo momento e por qualquer motivo. E a terceira parte de mim, apesar de ter uma opinião formada, esta parte se permite pensar diferente, e até mudar.

Se você conhecer minha primeira parte, irá pensar que sou inflexível, aquele tipo de pessoa que se acha dona da razão. Olhando para esta minha parte irá me julgar como prepotente, tipo de pessoa que sabe tudo e tudo tem que ser do seu jeito. Você irá concluir que sou um tipo de pessoa que não se permite mudar.

Se você conhecer minha segunda parte, irá me julgar como “Maria vai com as outras”, pois como não tenho opinião formada, me deixarei levar por qualquer coisa. Conhecendo esta parte irá pensar que não tenho opinião própria e que sou facilmente influenciado pelos outros.

Se você conhecer minha terceira parte, irá achar que sou uma pessoa centrada, uma pessoa equilibrada. Conhecendo esta parte irá me julgar como uma pessoa exemplar, aquela pessoa que analisa tudo com cuidado antes de formar uma opinião, consegue balancear os dados e fazer posicionamentos inteligentes e coerentes, sem julgar os pensamentos dos outros.

A maioria das pessoas conhecem uma parte de mim. Outros poucos conhecem duas partes. E pouquíssimas conhecem estas três partes. Há pessoas que escolhem conhecer apenas uma parte, e por mais que eu mostre as outras partes, elas insistem em olhar apenas para aquela parte que escolheu.

Toda pessoa tem seu lado inflexível. Todo ser humano tem seu lado “maria vai com as outras”. Todo mundo tem seu lado de sabedoria e imparcialidade. Então, se você acha que aquela pessoa tem a mente muito fechada, lembre-se, você está considerando apenas uma parte dela. Se você considera aquela pessoa sem credibilidade, pois tudo que ela ouve concorda, lembre-se, você está enxergando apenas uma parte dela. Se julga aquela pessoa como coerente e imparcial, lembre-se, você está analisando apenas uma parte dela.

Eu tenho estas 3 partes, você tem estas 3 partes, todos tem suas 3 partes. Sabendo disso, quando conhecer alguém, lembre-se, provavelmente você está conhecendo apenas uma parte da pessoa, então, antes de julgá-la, antes de tirar conclusões sobre esta pessoa, procure conhecer as outras partes dela.


Texto Escrito
por Joe Amaral
em Fevereiro de 2021