ATEU VERDADEIRO

Decidimos a hora de levantar da cama. Escolhemos a roupa que iremos utilizar. Tomamos a decisão do que comer e quando se alimentar. Escolhemos nosso time de coração e também a nossa profissão. Está em nossas mãos a maneira que iremos conduzir a vida e também de como iremos reagir diante das situações que a vida nos apresentar. Tomamos decisões de curto e longo prazo. Decisões corriqueiras e outras bem importantes. Todos os dias tomamos diversas decisões. As escolhas estão em nossas mãos.

Temos o livre arbítrio. Temos o poder de decisão. Temos a liberdade de realizar escolhas. Mas são os critérios aplicados na tomada de decisão que determinam nossas prioridades e expressam nossos valores. A fala é muito importante, mas são as nossas escolhas e decisões que revelam quem realmente somos.

Ateu é a pessoa que nega a existência de Deus. Por isso um ateu vive como se Deus não existisse. Deus não faz parte da rotina de escolhas e decisões de um ateu. O ateu toma todas suas decisões com base em seus critérios e valores pessoais, Deus não tem nenhum tipo de influência em suas decisões, afinal, um ateu não constrói nenhum tipo de relacionamento com Deus.

Existe o ateu assumido e existe o ateu na prática. Ateu assumido é aquele que diz não acreditar em Deus, o ateu na prática é aquele que mesmo assumindo acreditar em Deus vive como se Deus não existisse. Há crentes onde o Deus que eles acreditam não tem nenhum tipo de influência em suas decisões. Mesmo assumindo publicamente que acreditam em Deus, fazem escolhas baseadas em seus próprios anseios e desejos pessoais. Gritam em palavras que Deus existe, porém dizem com suas atitudes que Deus é fantasia. Suas atitudes transformaram o Deus vivente em apenas uma ideia, apenas um conceito. Crentes que rebaixaram Deus em uma lenda, uma história de ficção.

Pessoas religiosas pensam que somente os rituais são ações diretamente ligadas a Deus. Estes entendem que estão fazendo escolhas influenciadas por Deus somente quando vão a igreja, quando jejuam, quando oram ou rezam de joelhos, quando tomam ceia, quando participam de um culto ou missa, quando lêem a bíblia, quando ouvem alguma música cristã, quando estão envolvidos com alguma atividade religiosa. Ou seja, para os religiosos Deus só exerce influência sobre nós nas áreas relacionadas à igreja. Vale lembrar que a prática dos rituais não significa muita coisa, apenas expressam a religiosidade de alguém.

O verdadeiro ateu é aquele que não se deixa ser influenciado por Deus em suas decisões. Aquele que prioriza suas próprias vontades e desejos. Um verdadeiro ateu pode até dizer que acredita em Deus, mas vive seus dias como se Deus não existisse.


Texto Escrito
por Joe Amaral
em Abril de 2021