Felicidade não é um sentimento e nem um comportamento. Ser feliz é um aprendizado e todos podem aprender.
Aprender a ser feliz é algo desconfortável, pois esse entendimento nos tira do conforto e nos transporta para o incômodo de uma mudança. Ninguém pode ser feliz permanecendo da mesma forma que está. Reconhecer a necessidade de aprender é o primeiro passo para quem quer viver feliz. Se você estiver disposto a mudar a forma de pensar e abrir mão de tudo aquilo que você tem por certo até hoje, então você está preparado para experimentar a felicidade.
 Temos a tendência de colocar nossa felicidade em algo que ainda não temos. Um adolescente acredita que sua felicidade está na faculdade federal. Um jovem pode pensar que será feliz quando se casar. Uma mulher crê que sua felicidade está no dia que puder ser mãe. Um empresário vê sua felicidade no dia que sua empresa estiver no topo. Um homem sonha que sua felicidade está no dia que ganhar na loteria. Você percebeu que em todos estes exemplos a felicidade está confiada em algo que a pessoa ainda não tem, ou seja, a felicidade está em algo que ainda não existe.
Se a felicidade está depositada em algo que ainda não existe, logo esta felicidade não existe. Não podemos desfrutar de algo que não exista. Sendo assim, aprenda uma coisa: a felicidade não pode ser encontrada em algo inexistente. Ela não está em nossos sonhos ou desejos, pois todos os nossos sonhos e desejos são coisas e situações inexistentes, que ainda não aconteceu e talvez nem aconteça.
O desejo do ser humano é algo que não pode ser saciado. Quando o objeto de desejo é alcançado imediatamente, o ser humano passa a desejar outra coisa. Portanto, todas as pessoas morrem sem realizar todos os desejos. Se a felicidade estiver na realização de nossos desejos, vamos encerrar nossas vidas totalmente infelizes.
Não há muita novidade no dia-a-dia da vida. Tudo que acontece ao nosso redor se repete com frequência, não há nada de muito novo a nossa volta e às vezes parece que os dias são todos iguais. O que vai fazer toda a diferença não é uma reviravolta da vida ao nosso redor. A forma que a vemos é que vai definir o nível da nossa felicidade.
 Aprenda a perceber os valores da vida no dia-a-dia, perceba todos os detalhes e não deixe estes valores serem consumidos pelos desejos grandes e insaciáveis do seu coração.
Seja feliz hoje com aquilo que tens e com aquilo que você é. Boa parte da vida não vai mudar, o que pode mudar é a forma de você ver e encarar tudo que está ao seu redor.